Ferramentas de Tecnologia da Informação para pesquisa e extensão em serviços ambientais

O objetivo geral desse subprojeto é pesquisar e desenvolver ferramentas para apoio às pesquisas com polinizadores e para facilitar a divulgação e o compartilhamento, via Internet, do conhecimento.

As atividades exploram o fato de a equipe do projeto participar de vários projetos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de TI aplicadas à biodiversidade, contribuindo para o avanço da Informática para Biodiversidade (biodiversity informatics). Esses projetos incluem o openModeller (FAPESP) de desenvolvimento de um framework para modelagem de distribuição de espécies; a InterAmerican Biodiversity Information Network (IABIN), especificamente de sua rede Pollinator Thematic Network (PTN), patrocinado pela Organização dos Estados Americanos; Weblabs de serviços ambientais (FAPESP), denominado ViNCES; Webbee – uma rede brasileira de informações sobre biodiversidade em abelhas; e Development of a protocol for pollinator data management, patrocinado pela FAO.

Os projetos investigam aspectos ligados tanto aos sistemas de instrumentação, para coleta de dados em campo, como os sistemas de informação que apóiam o gerenciamento, compartilhamento, e análise desses dados.

A coleta de dados em campo e em laboratório em experimentos com polinizadores pode ser incrementada se forem utilizados sistemas de instrumentação que automatizam a coleta de dados. Essa automatização oferece como vantagens, entre outros, a padronização, a maior taxa de amostragem, a repetibilidade, a possibilidade de se coletar dados em diversos pontos simultaneamente, a eliminação de erros de anotações e transcrição, a monitoramento em tempo-real dos dados, em muitos casos via Internet. Como decorrência os pesquisadores passam a dispor de mais dados, com maior qualidade além de dispor de mais tempo para se dedicarem às tarefas de análise.